quinta-feira, 7 de abril de 2011

ARCANO XIII - A MORTE

        Vamos ver o porquê, do Arcano Morte: - no ano 2000, retirando os zeros, fica: 2  +11 = 13. Daí a idéia que tudo é fecundo e formador. - Hieroglificamente, significa MEM, a mulher companheira do homem. É o signo maternal, por excelência, portanto feminino, imagem de ação exterior e passiva, empregado no final das palavras a  letra torna-se coletivo(MEM-FINAL). Neste estado ele expande o ser no espaço indefinido.
       A criação implica necessariamente, uma destruição igual, em sentido contrário, o MEM representa todas as regenerações nascidas de destruições anteriores, transformações e consequentemente a morte, concebida de passagem de um mundo para outro.
                                   DESCRIÇÃO  DA  FIGURA
      A figura é de um esqueleto com uma foice. Paira sobre o chão, várias cabeças, inclusive, cabeça coroada, ninguém querendo ser ceifado e ela passa por cima de tudo e de todos, que já completam seu ciclo. - Ao longe, um colorido de amarelo esverdeado, como se estivesse no ar. E no chão uma relva verdinha, como se estivesse à espera de novas vidas.
      A letra hebraica MEM, o hieróglifo é uma figura feminina. - A mulher dá a morte, no momento que ela dá a luz, porque toda forma física corresponde a um ciclo, cujo fim é a deriorização da matéria.
      Astrologicamente é governada por Urano e Saturno. É a foice, que ao cortar os testículos de Urano, fertilizou o mundo com visão avassaladora. - É a imparcialidade feia, violenta e visceral de Urano em conflito com a severidade e persistência, em geral, justa de Saturno.
      Este Arcano representa um momento, não um processo. É o ponto exato, entre o antes e depois. - Nos passos da iniciação é a morte do ego, dando lugar a um outro ser.
     Destrói-se a personalidade, para recriá-la sob um novo aspecto, a comunhão com o Ego Universal Que muitos chamam de Limbo ou Umbral.
     MITOS: Os ritos de Carnaval - Saturnálias; o Anjo da Morte, ceifa a vida dos primogênitos egípcios, Obaluaê / Omulu (Ritos afro-brasileiro).
      "... sorriu e disse amém, ao que quer fosse acontecer..."

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A morte na verdade não existe; não chamaria de morte a libertação de um casulo frágil.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Arcano Morte: Arcano do meu nome, acho que é por isso, que eu quero estar aempre renovando.
    Valdeia

    ResponderExcluir