quarta-feira, 27 de abril de 2011

ORIXÁ OXUN

     Paz, tranquilidade, para compensar o dinamismo ininterrupto de Iansã. - O adaptar-se até poder transformar a realidade, visão da espiritualidade.
     É regida pela Lua, astro magnético, que tem grande influência no metabolismo humano. - Age no sentido de persona, criando máscaras.
     Romantismo, lembranças, proximidade, misticismo, visões, sonhos, negócios favorecidos, decisões tomadas a tempo, desprendimento, o adaptar-se até poder transformar a realidade.
     É um naipe de espadas, que corresponde ao elemento ar e as laminas de espadas são frias e influencia o pensamento, tanto para o lado do bem, quanto do mal.
     No sentido negativo, existe o perigo de ilusões, pesadelos, pavores súbitos, ser objeto de feitiços, mediunidade distorcida, traições, furto, escapismo, epilepsia.
     Tomar muito cuidado com as marés.
     Quando necessário, vai até o fundo do poço de uma questão, até descobrir toda a verdade e aí, as emoções são postas de lado.

sábado, 16 de abril de 2011

ORIXÁ IANSÃ

     Ela nos predispõe, impulso para criar algo novo. - Talvez alguma vacina seja descoberta, para a cura de alguma doença . Ela é do elemento fogo ( naipe de paus) . - O dinamismo, o movimento incessante, a grande capacidade de fluir sem se aprisionar a nada. - Grande poder para guerrear ( mas sempre combatendo uma batalha justa).
    Além de ser  do  elemento fogo, ela também carrega uma ventania, - Os ventos são a capacidade de abstração e de lidar com tudo que é mutável e imprevisível; a nossa preparação interior, representa o poder de modificar a realidade, transformando tudo o que toca. -Ação, movimento em direção a um fim. Horizontes melhorando,  revevelações que pareciam nebulosas, revelam-se luminosas.
   As pessoas, que estão negativas,  poderão encontrar perigos a caminho. - Perspectivas de sucesso diminuem, falsos amigos, que na sua derrota, ou fogem ou se aproveitam de você.


 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

OS ORIXÁS QUE REINARÃO EM 2011

          Os Orixás que exercerão maiores influências, neste ano, conforme os búzios de MÁRCIA  DE  OXUN APARÁ serão : IANSÃ e OXUN , acompanhando: OXÓSSI e XANGÔ. - Eu nada entendo de "búzios", mas vou tentar interpretar, através do BARALHO CIGANO, que muito tem a ver com a Magia do povo Afro-Brasileiro e através desse baralho, farei uma analogia, com estes quatro deuses. - Mas antes terei que falar um pouco do POVO CIGANO.
         Pouco se sabe de sua origem, porque são nômades e sempre foram perseguidos e não gostam de falar de suas vidas. - Sabemos que a raça que os originou, foi "Anthigans".
        O primeiro lugar que temos notícias, que viveram, foi na Índia, com a invasão dos Árabes à Índia, fugiram para o Egito. Do Egito foram para a Etiópia. - Da Etiópia para a Pérsia. Da Pérsia para a Europa. -  E se espalharam, para os seguintes lugares : Rússia, Alemanha, Inglaterra, Itália, França, Espanha, Portugal. - Na Espanha e Portugal, foram perseguidos como hereges e de Portugal partiram para Angola e de lá para o Brasil.- Com a influência africana, eles passaram a assimilar a religião africana, porque sempre gostaram de MAGIA e daí começaram a fazer oferendas : EBÓS, que significa TRABALHO DA FORTUNA (SORTE)
      Os rituais de magias, eram feitos pelos KAKUS = FEITICEIROS. - Na Europa eles se dividiam em Tribos e eram chamados da seguinte maneira: - EM PORTUGAL: os homens: calon ; as mulheres: calin . - Na ESPANHA e ITÁLIA :Buenas dichas= Boas Dicas- NA FRANÇA: os homens: Bohenies;  as mulheres: Idem .- Este nome, eles receberam, porque vieram da Boêmia e sempre gostaram de festas, bebidas, noite, etc... - Os não ciganos, são chamados por eles de GADJES e GADJÕES. - Não existe quase coisa alguma escrita por ciganos, porque eles não têm interesse em transmitir a sua cultura. E em sua maioria não sabem ler, nem escrever. - Existem vários tipos de baralhos para leitura cigana, mas o verdadeiro só eles o têm. - O mais conhecido é o "Le Normand", temos o "Soinca" e outros mais. - OBS.: EM 1976, A ÍNDIA CONCEDEU-LHES O TÍTULO DE CIDADÃOS HINDUS . Supõem-se, que surgiram à Noroeste do Paquistão.  


quinta-feira, 7 de abril de 2011

O IMPERADOR - IV

           Chegamos à seguinte conclusão, este ano vivenciaremos o Arcano XI , XIII  e IV. - Donde se conclui que 1+3 = 4 .
           Sua Majestade : O Imperador. - Seu nome em hebraico é DALETH, exprime hieroglificamente, o seio. Dá a idéia de abudancia, nutrição, uma alimentação forte, fonte do crescimento. - A criança é o elo vivo que une, em sua NEUTRALIDADE, o antagonismo do sexo, por isso o Imperador expressa a origem da unidade, mas essa origem é inatingível para as mentes humanas.
           Portanto, ele expressa uma criação, feita, segundo as leis Divinas, por um ser criado. É a imagem do princípio animador ativo, no Universo.
                                              
                                                     DESCRIÇÃO DA FIGURA
          Ele está encostado em uma pedra cúbica, sua roupa é azul e usa sadálias, estilo egípcio, dourada, uma perna está cruzada, formando o número 4, no cubo tem uma águia e na mão direita, carrega um cetro de Vênus, com uma figura desenhada no centro, com o símbolo astrológico de Júpiter.- É a figura do Pai, aquele que fecunda toda criação.
         É a construção dos conceitos de moral, segurança, iniciativa, auto-suficiência, momento de nossa iniciativa aplicada ao trabalho. - Do lado negativo representa: preguiça, passividade, ambição desmedida.
       Porque o Imperador tem noção do seu domínio e do tamanho do seu reino, porque só podemos mandar naquilo que nos diz respeito.
       Na saúde: Cuidado especial com a coluna, devido à posição em que ele se encontra e coração.
       É regido por Urano em Aquário, representando a capacidade de reorganização social.
       MITOS: Zeus (Senhor do Olimpo) , Os Reis de Israel (no Tarô da Bíblia) , Xangô (Orixá da Justiça, nos cultos Afros) .
        "...Ao seu modo era justo e firme nas suas decisões e apreciava os prazeres simples..."
       Portanto, com o Arcano XI, devemos aprender a usar mais a força sutil, do que a força bruta 
       Com o Arcano XIII, devemos aprender que nada dura para sempre e nem acaba, se transfoma
       E com o Arcano IV, aprendemos a viver dentro de nossos próprios domínios

     BIBLIOGRAFIA: - Apostilas de Rosane Pinheiro
                                  - Desvendando o Tarô (Patrícia Fernandes)
                                  - Tarô Mitológico (Juliet Sharman Burke e Liz Greene)
                                  - Tarô dos Boêmios(Papus)-Martins Fontes (Soc.das Ciências Antigas)
                                  - Ilustração das Figuras (Tarô dos Boêmios de Papus)

ARCANO XIII - A MORTE

        Vamos ver o porquê, do Arcano Morte: - no ano 2000, retirando os zeros, fica: 2  +11 = 13. Daí a idéia que tudo é fecundo e formador. - Hieroglificamente, significa MEM, a mulher companheira do homem. É o signo maternal, por excelência, portanto feminino, imagem de ação exterior e passiva, empregado no final das palavras a  letra torna-se coletivo(MEM-FINAL). Neste estado ele expande o ser no espaço indefinido.
       A criação implica necessariamente, uma destruição igual, em sentido contrário, o MEM representa todas as regenerações nascidas de destruições anteriores, transformações e consequentemente a morte, concebida de passagem de um mundo para outro.
                                   DESCRIÇÃO  DA  FIGURA
      A figura é de um esqueleto com uma foice. Paira sobre o chão, várias cabeças, inclusive, cabeça coroada, ninguém querendo ser ceifado e ela passa por cima de tudo e de todos, que já completam seu ciclo. - Ao longe, um colorido de amarelo esverdeado, como se estivesse no ar. E no chão uma relva verdinha, como se estivesse à espera de novas vidas.
      A letra hebraica MEM, o hieróglifo é uma figura feminina. - A mulher dá a morte, no momento que ela dá a luz, porque toda forma física corresponde a um ciclo, cujo fim é a deriorização da matéria.
      Astrologicamente é governada por Urano e Saturno. É a foice, que ao cortar os testículos de Urano, fertilizou o mundo com visão avassaladora. - É a imparcialidade feia, violenta e visceral de Urano em conflito com a severidade e persistência, em geral, justa de Saturno.
      Este Arcano representa um momento, não um processo. É o ponto exato, entre o antes e depois. - Nos passos da iniciação é a morte do ego, dando lugar a um outro ser.
     Destrói-se a personalidade, para recriá-la sob um novo aspecto, a comunhão com o Ego Universal Que muitos chamam de Limbo ou Umbral.
     MITOS: Os ritos de Carnaval - Saturnálias; o Anjo da Morte, ceifa a vida dos primogênitos egípcios, Obaluaê / Omulu (Ritos afro-brasileiro).
      "... sorriu e disse amém, ao que quer fosse acontecer..."

ANO ASTROLÓGICO 2011

      Os Arcanos cabalísticos, referentes a este ano são : 11, 13 e 4.
          Por que o Arcano XI ?
          Porque o final  de 2011 é 112, é o Arcano de todo este século.
          O número 11 , corresponde a letra hebraica - CAPH. - Exprime hieroglificamente a mão do homem (no caso), mas  nesse Tarô, é  a mulher, como se estivesse abrindo a boca de um leão e  podemos dizer, que esta  mão, está abrindo a boca do animal, sem fazer força alguma; portanto, pode significar uma idéia de força, aplicada a esta letra.
           Também  esta carta, tanto pode significar a força SUTIL, como a força BRUTA.
           O CAPH, letra dupla, corresponde astrologicamente à MARTE e à TERÇA FEIRA.
           O Arcano exprime: Idéia de Força e de Vitalidade. - Uma jovem abrindo com a mão, sem esforço, a boca de um leão.
            A  11a. lâmina do Tarô, mostra-nos as significaçõe refletidas da 5a. Carta:
           1 ) - Reflexo da inteligência ( 5 )  - LIBERDADE
           2 ) Reflexo da autoridade  da fé   - CORAGEM (ousar)
           Esta carta tamém é chamada de: " A DAMA DOS LEÕES
           A força é uma das lições morais do Tarô. Não se refere a uma condição física e sim moral.
           A personagem, usa uma roupa simples, azul muito claro e uma espécie de capa vermelha, segura por uma das mãos, a cabeça está descoberta, o que significa que ela pensa, sendo portanto, uma pessoa inteligente. - Ela abre a boca do Leão, com extrema facilidade.
            A força é a utilização das potencialidades adquiridas através da sua evolução e conhecimento, para persuadir o mundo externo a agir de acordo com a sua vontade.
           É o cuidado de pessoas com o próprio corpo, não como auto-estima, mas domínio das situações, mesmo que aparentemente adversas : calma e equilíbrio, profunda objetividade. - As pessoas deverão ser práticas, movidas por motivos ocultos, mas particulares.
           É a transformação dos nossos medos em força. - Vencer obstáculos pessoais e externos. Revigorar  o próprio espírito. Controle sobre a vida material e emoções. - Bem-estar, uso da intuição. Saúde, força física, sensualidade bem resolvida. Coragem.
          O lado negativo é; Arrogância, inteligência limitada, deixar-se subjugar por alguém ou por uma situação. Fobias, medos, desatenção, problemas com o coração e musculatura. Ser pego de surpresa.
          Mitos referentes ao Arcano : Hércules e o Leão de Neméia; Sansão e Dalila; Oxossi (afro-brasileiro).
          Apesar de ser uma carta que fala também de Força física, não deixa também, de se uma carta feminina, porque de modo geral, atualmente a mulher está adquirindo músculo,nas Academias, estão lutando, fazendo parte das Olímpiadas e outras modalidades, que antes pertenciam somente aos homens. Quanto à força sutil, de modo geral, ela sempre soube usar. 
     "... através da Dama dos Leões, domou a si mesmo e venceu...

       

terça-feira, 5 de abril de 2011

2001 - ENTRADA DO SÉCULO XXI, PROPRIAMENTE DITO

      O ano de 2001, foi iniciado com o Arcano III : A IMPERATRIZ, portanto, a mulher começou realmente a aparecer.
     Até então, a mulher, sempre ficou em segundo plano, somente tinha vez na área do magistério. - Sempre ouvi dizer : " Por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher". Por que? - Porque ela não podia se destacar. Tinha que ser "mulher sombra", sempre à sombra do marido e muitas vezes, ela era muito mais capacitada que o homem.
      Aqui no Brasil, só depois de 1960, que ela pode trabalhar fora do lar, se fosse solteira o pai tinha que consentir e se casada; se o marido não quisesse que ela  continuasse trabalhando, ele tinha todo o direito de tira-la do trabalho.
     Hoje em dia, a mulher atua em quase todas as áreas, mas isso foi sendo conquistado aos poucos e muitas vezes, liderando grupo de pessoas, quer na pesquisa, como em qualquer outro ramo da ciência. - Portanto, hoje em dia, várias mulheres, ocupam posição de destaque. 
     Inclusive aqui no Brasil, o Presidente da República é uma mulher : Presidenta (conforme ela gosta de ser chamada )  DILMA ROUSSEFF. Cargo mais alto que se pode ter em uma Nação.
                                           VAMOS À FIGURA DO ARCANO
     Letra Hebraica: GHIMEL expressa hieroglificamente a GARGANTA. - A garganta é o lugar onde se forma, onde se corporifica, a fala, concebida pelo cérebro.
     No Arcano II ( A Sacerdotisa), tinha conhecimento mas não o expressava, por isso essa carta também é chamada de "A Boca que Cala". - O GHIMEL é o símbolo do envoltório material das formas espirituais, da geração orgânica sob todas as formas e todas as idéias que derivam dos órgãos corporais ou de sua ação.
     A geração é o mistério pelo qual o espírito se une á matéria, é quando o Divino se torna humano.- o símbolo expressa as idéias de geração, de corporificação em todos os mundos.
      DESCRIÇÃO DA FIGURA: Uma mulher vista de frente, está sentada, em frente de um sol brilhante. - Na mão direita segura um escudo com uma águia . - A ÁGUIA, é o símbol da alma e da vida (Espírito Santo); na mão esquerda, segura um cetro, que forma o sígno astrológico de Vênus.
     OS MITOS: Deméter (Céres), mitologia grego/ romano, significando a terra.- Ishtar, a princesa egípicia que tira Moisés da água.- Oxun (afro-brasileiro), deusa dos rios, fartura e fertilidade. - Afrodite/Vênus - deusa do amor. - " Apaixonou-se pelo tom alegre de seu riso, pelo olhar meigo e nobre... E ficou cego"


sexta-feira, 1 de abril de 2011

SÉCULO XXI - TARÔ

     O século XXI é marcado pelo número 2, que no Tarô  simboliza a Sacerdotisa, ou a Papisa. - Letra Hebraica Beth. - Hieroglificamente, a Boca, como órgão da fala. A fala sai do  interior do ser. E tudo que é interior e central, é como se fosse uma habitação, onde se pode refugiar e não ser perturbado. Expressa qualquer produção emanada deste retiro, onde as ideias de ensinamento superior, Lei, Gnose, Ciência Oculta, ou Cabala. - Signo Astrológico: Lua.
    Isto significa que durante este século todo, teremos que estudar mais e seguirmos a Lei do Criador, para podermos seguir em frente - Era de Aquário, mas não podemos esquecer o passado, que nos ensinou as ciências ocultas e os grandes ensinamentos das "Escolas Antigas", porque caso contrário, ficaremos "robotizados". Também determina que durante o século XXI a mulher reinará mais e terá acesso a grandes descobertas.
    Esta é a Mensagem, para este século, muitas descobertas virão, a ciência avançará muito, principalmente no campo da internética, tudo isto é muito bom, mas foi através de grandes sacrifícios, que conseguimos
chegar onde estamos, houve muito sofrimento, principalmente para as mulheres e outras pessoas do passado,
que foram queimadas vivas, durante a Inquisição, eram chamadas de bruxas e bruxos, porque eram tidos por saberem demais.
     A figura da  Sacerdotisa, é  representada por uma mulher sentada, o que denota passividade. Está coroada por uma tiara, representando uma  Lua crescente,  no peito, a cruz solar e nos joelhos, um papiro aberto, mas está parcialmente dobrado, para que não se leia. No rosto cobre-a um véu. É a figura de Isis. Os ensinamentos de Isis são ocultos. O véu não se levanta diante dos profanos. - Arcano Lunar - Feminino. -  Mitos: Deusa Ísis, Perséfone, esposa de Hades, Gaia, Deusa Mãe, a Bruxa de Endor no Tarô da Bíblia e Nanã Buruquê, divindade feminina, nos cultos africanos.
     Sacerdotisa - " ...sempre fiz o que achei dever fazer. Por que lutar quando se pode pensar? E, pensando vencer".